terça-feira, 24 de julho de 2012

Assunto Padrão

Acho que descobri porque sou tão tímido: AS CONVERSAS SÃO SEMPRE AS MESMAS!


Eu não consigo participar do que eu chamo de assunto padrão, ou conversa padrão. Aquele tipo de assunto que só existe pra 'socializar' com as pessoas, ou apenas por educação, ou porque sabem não têm nada em comum e se não falarem sobre algo padronizado, vai ficar aquele silêncio incômodo.
Perguntas sobre como vai seu emprego, sua família ou o tempo (a mais clássica) me desanimam um pouco porque tanto quem pergunta quanto quem responde pouco se importa. Pra começar é meio raro eu realmente querer saber sobre essas coisas. Preciso gostar muito da pessoa pra que essas questões sejam importantes pra mim.
E quem responde sempre dá uma resposta positiva e programada, quando na verdade todo mundo sabe que tem algo "não tão bom" que não é revelado. Isso é outra coisa que eu me importo em saber, se está tudo bem ótimo, mas é quando as coisas não vão bem que eu posso fazer alguma coisa de útil, aconselhar e dar algum apoio.
A sociedade é tão pragmática com isso que força as pessoas a sempre parecer bem. Todo mundo tem que estar bem, a sociedade não permite que tudo vá mal porque quem se queixa da vida acaba sendo chamado de pessoa melancólica, chata e deixa de ser uma boa companhia. Ora, todo mundo tem seus problemas, será que é tão complicado assim ouvir um problema alheio e tentar por alguns minutos que seja ajudar essa pessoa pra que ela realmente fique um pouco melhor ao invés de todo mundo ficar fingindo estar feliz? Mas que droga.
Se o problema for muito pessoal existe uma solução mais divertida do que ficar padronizando tudo, que é simplesmente ligar o foda-se e falar BESTEIRA, bobagens em geral e qualquer tipo de coisa inventada na hora que personalize e torne aquela conversa única, que deixe aquele dia incrível, qualquer coisa fora do habitual que faça você chegar em casa e se pegar lembrando e rindo disso tudo.
Brincadeiras criativas, zoações sadias, algo que não tenha a menor importância social, mas que arranque vários sorrisos. Tudo isso é tão necessário e simples, mas ninguém percebe.

Um comentário:

  1. As pessoas gostam de ouvir "tudo bem", independentemente se está ou não, e sabemos que sempre há algo de errado que na maioria das vezes não haverá solução ao ser dito. Então pra que dizer? Principalmente quando não é alguém muito próximo a nós. Não faz sentido. Tanto escutar quanto desabafar.

    Já fui muito adepto ao "tá mais ou menos" ou, mais frequente, tô indo. Hoje em dia digo que estou bem ou que tô legal. E tô mesmo, e mesmo se não tivesse diria que sim. Droga de tantos problemas. Quem se importa? Nem eu mesmo.

    ResponderExcluir